| Index | Solistas | João Carlos Soares
     
 

João C. Soares
Tenor

Diplomado em canto pela escola superior de música do porto na classe do professor José Oliveira Lopes.

Iniciou os seus estudos musicais na academia de música de santa maria da feira, onde concluiu o curso geral de piano, paralelamente começou a estudar canto no conservatório regional de gaia com a professora Fernanda Correia com quem continua a aperfeiçoar-se.

Frequentou cursos de interpretação e técnica vocal com Jill Feldman, Agnes Mellon, Howard Crook, Liliana Bizineche e Jorge Chaminé. Foi ainda aluno do professor Richard Levitt em Basileia – Suíça.

Realizou em 1996 um estágio de  aperfeiçoamento na academia barroca europeia , em lyon , sob orientação do maestro christophe rousset .

Interpretou , entre outras obras , Magnificat, cantata bwv 82 “ich habe genug “ e bwv 140  “ wachet auf, ruft uns die stimme” de bach; stabat mater e glória de vivaldi; missa da coroação e requiem de mozart; missa dolorosa de caldara; jubilate deo de purcell vénus e adónis de john blow.

Foi ainda solista na estreia nacional do passio de arvo part, no messias de handel (Espanha) e no espectáculo “eles por nós” realizado em França, Venezuela e Brasil (Rio de Janeiro e S. Paulo).

Integrado nas jornadas barrocas do porto, interpretou a missa em de lobo de mesquita , a ópera dido e eneias de purcell , e o magnificat de Carl Philipp Emanuel Bach.

Trabalhou sob a orientação de vários maestros, entre os quais Omri Hadari, Richard Gwilt, Kamen Goleminov, Cesário Costa, Mário Mateus, Ferreira Lobo, Eugénio Amorim e Filipe Silvestre.

A convite do conservatório de música do Funchal, ministrou em 1998 um curso de aperfeiçoamento vocal.

Gravou para a RTP, RDP madeira e rádio cultura de s. Paulo.

É detentor de vários prémios em concursos de canto, nomeadamente nos concursos “Helena Sá e Costa“, juventude musical portuguesa, prémio C. P. O. e melhor interpretação da  obra de autor português ,no âmbito do II concurso internacional de canto Luisa Todi.

Terminou em 2005 o mestrado em ciências musicais pela faculdade de letras da universidade de Coimbra.

É professor no conservatório de música de Aveiro e na academia de música de Santa Maria da Feira.

[voltar página anterior]

 
 
   

Estrutura Financiada:



M.C. (Ministério da Cultura)



DGArtes
(Direcção-Geral das Artes)

 
  © 2008 Banda Sinfónica Portuguesa