Maestros Convidados

Alberto Roque

Alberto Roque nasceu em 1967 e é natural de França.
É licenciado em Direcção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra e tem o Curso Complementar de Saxofone pelo Conservatório Nacional de Lisboa.

Teve inúmeras participações em cursos especializados, nomeadamente, Masterclass de Saxofone, orientada pelo Prof. René Decouais; Masterclass de Saxofone orientada pelo Prof. Daniel Deffayet; Masterclass de Saxofone orientada pelo Prof. Jean - Yves Fourmeau; Masterclass de Orquestra, como instrumentista participante, sob orientação do Maestro Jean- Sébastien Béreau e um Estágio de Orquestra também orientado pelo Maestro Béreau.

Enquanto jovem músico participou em inúmeros concursos, sendo premiado em alguns, tais como, o Concurso EDP para Jovens Instrumentistas de Sopro, no qual obteve como prémio a gravação de um Cd com a Orquestra Nova Filarmonia Portuguesa e o 1º Prémio do Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra.

Tem imensa experiência no mundo artístico, destacando-se como Maestro titular dos Cursos de Páscoa para Jovens Músicos de Leiria; Maestro titular da Orquestra de Sopros da Escola de Música do Orfeão de Leiria; Maestro titular da SAMP; Saxofone Solo na Orquestra Sinfónica Portuguesa; membro do quarteto Saxofínia; entre muitos outros.

Dirigiu e tocou diversas obras, das quais se destacam a sua participação como saxofonista na orquestra da peça "Passa por mim no Rossio" de Filipe la Féria em 1991 ou como saxofonista na Big Band de Hot Club de Portugal em 1994. Em 1999, participou nos 23ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea com a Orquestra Sinfónica Portuguesa.