Nascido em Cocentaina (Alicante), em 1982, Rafa Agulló Albors iniciou os estudos musicais ao saxofone na Escuela de Música de la Union Musical Contestana, prosseguindo‑os nos Conservatórios de Alcoi, Ontinyent e Alicante, onde se formou em 2000 com as classificações máximas. 

Aprofundou os estudos de saxofone com mestres de renome internacional como: Israel Mira, Javier de la Vega, Carlos Revert, Pedro Iturralde, Juan Carlos Sempere, Daniel Kientzy, Claude Delanghe, Eric Devalon, Antonio Molto e Francisco Blanco.

Em 2000 começou a estudar direção de banda na Escuela Comarcal de La Vall d’Albaida com Jose Rafael Pascual Vilaplana, Ramon Garcia i Soler e Jose Vicente Asensi Seba. Em 2003 ingressou no European Institut of Music, onde finalizou os estudos superiores de direção, em 2006, com Jan Cober, Felix Harswith e Carlo Pirola.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Henry Adams, Franco Cesarini, Eugene Corporon, Jan Van Der Roost, Johan de Meij, Jacob Slagter, Gert Burtenhuis, Alex Schiillings e Douglas Bostock.

Foi professor de saxofone em varias escolas de Valencia e foi maestro titular da Agrupacion Musical d’Ontinyent (Valencia), Unio Musical de Busot (Alicante) e Banda Juvenil de la Unio Musical de Muro (Alicante).

Tem sido convidado de diversas formações prestigiadas do país e no estrangeiro: Banda Sinfónica da Covilhã, Banda de Musica de Amarante e Banda de Famalicão (Portugal), Radiofunk Blasorchestre Leipzig (Alemanha), Musique Municipale Chenove (Franca) e Banda da Marinha Holandesa.

Dirige atualmente a Banda e Escuela Municipal de Musica de Silleda (Pontevedra) e aperfeiçoa os estudos de direção nos cursos de direção de orquestra organizados pela Orquestra de Camara de Berlim com Colin Metter, Michael Jurowski e Otto‑Werner Mueller, entre outros