João Ramos iniciou o seu percurso na Banda Nova de Barroselas.
Estudou na Academia de Música e Escola Profissional de Música de Viana do Castelo com Mário Bezerra e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) com António Saiote e Nuno Pinto. Realizou masterclasses com Michel Arrignon, Phillipe Cuper, José Luiz Estelles, Larry Combs, Phillipe Berrod, Alan Damiens, Stephane Hascoët, Eddy Vanoosthuyse. Laureado com 2º Prémio no concurso Prémio Jovens Músicos 2009 (categoria Solista – Nível Superior). Colaborou como músico convidado em diversos agrupamentos dos quais se destacam, Orquestra Gulbenkien – Lisboa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, , Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara do Minho, FAM Ensemble, Camerata Novarte, Orquestra ConSpirito, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra EuroAtlântica, Quarteto Vintage. É dedicatário da obra Duo2 para clarinete e piano da compositora Teresa Ferreira Gentil, tendo feito gravação da mesma para a revista AGUASFURTADAS (revista dedicada à literatura, música e artes visuais). Gravou para a RTP, RDP – Antena 2. Apresentou-se a solo e em música de câmara no Harmos Festival, Festival Internacional de Música de Guimarães, ClarinetFest-2009 (Congresso Mundial de Clarinete), Ciclo de Música de Câmara “Contos com música…Música com Contos”, Festival Jovens Músicos - Antena2 . É membro da Banda Sinfónica Portuguesa. Membro fundador do Serenade Ensemble e B&W6tet (sexteto clarinetes).
Lecionou na ESMAE como professor assistente – classe de clarinete do Prof. Nuno Pinto. Atualmente desenvolve atividade pedagógica na ARTEAM - Escola Profissional Artística do Alto Minho e Academia de Música de Costa Cabral.
Membro da ECMTA - European Chamber Music Teachers Association, no ambito da qual participou como professor nos dois encontros promovidos na Finlândia e Chipre.
É, desde 2016, membro da direção da Associação Portuguesa do Clarinete - APC.
João Ramos é Artista D’addario. Toca com palhetas Reserve Classic e Boquilha D’addario X25E.