Nasceu no Porto em 1987, iniciou os seus estudos musicais na Artave (Escola Profissional Artística do Vale do Ave). Como artista convidado mantém colaboração ativa com algumas das melhores orquestras portuguesas, entre elas: Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Remix Ensemble e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Em agrupamentos de Música de Câmara, é um dos membros fundador do Quarteto Trompas Lusas, onde foi organizador de três edições do Festival Trompas Lusas em Espinho e Home Brass quinteto de metais. Apresentou-se também a solo com a Orquestra de Ponte Vedra - Espanaha, interpretando obras de referência do repertório solista (R. Schumann, G. Rossini e M. Haydn) e no festival Trompas Lusas em Espinho, onde se apresentou em quarteto interpretando obras de Eurico Carrapatoso, na companhia do solista internacional Radovan Vlatkovic.
Foi convidado a orientar cursos de aperfeiçoamento na Sociedade Musical Vizelense, Ourearte, Escola Profissional de Música de Espinho e Escola Profissional de Arte de Mirandela. É Licenciado em Trompa pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Jonathan Luxton.
Atualmente é professor no Conservatório Regional de Musica de Vila Real, Academia de Música de Vila Verde e Sociedade Filarmónica Vizelense.
Hugo Sousa toca com uma trompa Alexander modelo 103 e bocais Romera Brass.