João Sousa nasceu em Viana do Castelo no ano de 1993. Iniciou os seus estudos musicais com o seu pai (Maestro, Músico e Compositor) na sua banda local. Mais tarde ingressou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo onde concluiu o 8.º Grau no ano de 2011 com o Professor António Silva e Eduardo Seoane. Posteriormente, prosseguiu os seus estudos musicais na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, no Porto, com o Professor Kevin Wauldron.
Paralelamente ao seu percurso escolar teve a oportunidade de trabalhar, em Masterclass e/ou Aulas, com alguns dos mais prestigiados nomes ligados ao trompete, nomeadamente Gábor Tarkövi, John Wallace, John Miller, Pierre Dutot, Pierre Badel, Luis González, James Thompson, Hakan Hardenberger, Ivan Crespo, Thomas Purdie, Sören Linke, William Forman, Felix Wilde, Sérgio Pacheco, Luís Granjo, José Ortí, Vladimir Kafelnikov, Carlos Benetó, Juanjo Serna, Sérgio Charrinho, Pedro Monteiro, Steve Maison, Vasco Faria e Jorge Almeida.
Já passou por orquestras e formações como a Orquestra de Sopros Fundação A LORD, Orquestra Sinfónica APROARTE, Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, Portuguese Brass, Banda Sinfónica Portuguesa Júnior, Massive Brass (membro fundador) e Concentus Trumpet Ensemble (membro fundador com o qual já foi três vezes semifinalista do concurso “Prémio Jovens Músicos” na categoria de Música de Câmara nível superior e participação em inúmeros festivais de trompete). Foi reserva da Gustav Mahler Jugendorchester em 2017 e em 2018. Atualmente integra a Altantic Coast Orchestra, Banda Sinfónica Portuguesa e Home Brass Quintet.